Tendências
07.out.2012
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Os atrativos do litoral paulista

Região chama atenção por unir melhor qualidade de vida e potencial de desenvolvimento. Mercado imobiliário ganha com isso

Logo Copiar Blog Notícia

Tema de debates entre representantes do setor imobiliário, o litoral paulista definitivamente entrou no foco dos empreendedores. Qualidade de vida sempre foi o forte da região, mas o potencial de desenvolvimento econômico, alicerçado pelos investimentos que virão com a exploração da camada de pré-sal, mostram que as cidades do litoral sul de São Paulo entraram no mapa de investimentos do mercado.

O interior e o litoral do estado foram tema de debate em recente evento promovido pelo Secovi-SP, durante a Convenção Secovi. As duas regiões, atualmente, representam metade do PIB estadual e têm atraído grande interesse de investidores nacionais e estrangeiros.

Para o vice-presidente do Interior da entidade, Flavio Amary, o quadrilátero formado por Campinas, São José dos Campos, Santos e Sorocaba teve grande desenvolvimento nos últimos anos. “Diversos fatores têm favorecido a migração de pessoas para estes locais, que ficam a um raio de 100 km da capital. Entre eles, estão a melhoria das estradas, descentralização das indústrias, boa infraestrutura com custo menor e maior segurança”, afirmou o dirigente durante o evento.

Ele também ressaltou o grande potencial de crescimento do mercado imobiliário nessas regiões, em função da grande demanda habitacional. Além disso, cada vez mais empresas estão se deslocando para o interior e para o litoral para aproveitar oportunidades como espaço, infraestrutura e incentivos governamentais. Isso sem contar a maior disponibilidade de áreas para incorporação e loteamento.

Falando especificamente sobre a Baixada Santista, Carlos Meschini, diretor executivo do Secovi-SP na região, afirmou que o pré-sal ainda não apresenta muita influência no setor imobiliário, mas isso deve mudar. “Nossa visão é de que ele não chegou até agora. O aquecimento do mercado nos últimos anos é por conta da demanda, que ficou reprimida por muito tempo, e pela ampliação do porto”, avalia.

Avaliando o mercado, as unidades de dois dormitórios também são as que apresentam maior demanda na região e, por isso, são vendidas mais rapidamente. Com relação às características dos imóveis, os empreendimentos que fazem sucesso na região são os que contam com áreas de lazer, os chamados condomínios-clube.

 

 

Fonte:
Litoral SP Imóvel
O Portal de Imóvel do Litoral de São Paulo
www.litoralspimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel