Mercado imobiliário
07.dez.2021

Comprar imóveis para locação de temporada no litoral, vale a pena?

Mercado de aluguel de temporada movimenta bilhões por ano

O mercado de aluguel de temporada movimenta no Brasil mais de bilhões de reais por ano e os proprietários desses imóveis tem visto nesse negócio uma ótima oportunidade de rentabilizar seu investimento e ainda fazer o seu uso, quanto tiver interesse, sendo mais lucrativo do que contratos de longo prazo.

Muitos especialistas dizem que investir em imóvel na praia pode tornar-se uma excelente fonte de renda, mas, antes de aderir ao aluguel por temporada, o dono do imóvel precisa se certificar de que o negócio será vantajoso.



O que você vai ler por aqui:

- Como prever se vale a pena ou não investir em um imóvel para aluguel de temporada;
- Dicas sobre o que tem que ser considerado na compra do imóvel, com finalidade para locação de temporada;
- Dicas para aumentar as chances de locação do imóvel, em anúncios online e tratativas com locatário,
 
 
Como saber se valerá a pena comprar um imóvel para aluguel de temporada?
 
Especialistas recomendam que o interessado realize um levantamento de quantas propriedades com localização e características similares à sua faturam em um ano. É possível ter uma ideia disso com uma pesquisa pela internet, inclusive, vendo o período de maior ocupação e procura de turistas na região.
 
Quem está interessado, deve comparar esse valor ao que ele ganharia se locar o imóvel no modo convencional. Dados apontam que o aluguel por temporada rende 30% mais, porém, um ponto que deve ser avaliado e levado em consideração com relação a essa diferença, é o maior trabalho que o proprietário terá, comparado ao aluguel fixo. Outro ponto que demanda bastante atenção é com relação aos hóspedes e o controle redobrado à manutenção do imóvel.
 
Considerar pontos importantes antes da compra podem aumentar as chances de sucesso do seu investimento
 
Listamos alguns fatores que podem colaborar com o aumento da rentabilidade do aluguel para temporada do seu imóvel, conforme poderá conferir a seguir:
 
Localização
Escolha um imóvel em regiões que sejam bastante procuradas na temporada.
 
Defina o perfil do seu imóvel
Existem várias formas de locação por imóveis de temporada, que variam de acordo com o perfil do imóvel.  Alguns tipos de locação são dedicados apenas por curtos períodos de tempo como feriados e finais de semana. Outros trabalham períodos mais longos como, por exemplo, famílias que desejam passar as férias. Ou até mesmo permanentemente de pessoas que estão estudando comprar um imóvel na região. 
 
Desde o início estabeleça regras para a locação do seu imóvel, e estabeleça uma boa relação com quem irá alugar o seu imóvel.
 
Ofereça um imóvel montado, mobiliado e com enxoval
Quem aluga em curto prazo prefere imóveis que estejam equipados, mobília é tudo, muitas pessoas procuram por lugares aconchegantes e confortáveis.
 
Ofereça itens básicos como fogão, geladeira, chuveiro, cama, sofá, televisão, quanto maior o investimento maior o seu lucro e atratividade.
 
Divulgue seu imóvel de temporada
Anunciar seu imóvel na internet através de portais imobiliários que contam com empresas e profissionais de confiança pode potencializar e assegurar ainda mais a locação para temporada. Aqui no Portal SP Imóvel, por exemplo, contamos com inúmeras imobiliárias de confiança que poderão auxiliar no que for necessário ao longo das negociações do aluguel para temporada do seu imóvel.
 
 
O combinado não sai caro!
Caso já tenha comprado o seu imóvel, visando a sua disponibilização para o aluguel de temporada, tenha claro que é muito importante que ao longo das negociações, tudo seja bem transparente e que você potencialize os pontos fortes que a acomodação poderá oferecer ao locatário.
 
Durante as tratativas, tenha em mente que:
 
• O mais importante é que as imagens sejam fiéis à realidade. Caso contrário, o locatário poderá ficar frustrado, podendo inclusive recorrer a meios legais, gerando prejuízo ao proprietário, além de não indicar a propriedade para conhecidos, por exemplo.

• As fotos devem ser de alta qualidade, iluminadas e bem enquadradas. Contratar um fotógrafo profissional pode ser um bom investimento.

• Anúncios com mais de 20 fotos têm uma taxa de ocupação maior, segundo estudos.

• O ideal é mostrar todos os ambientes, com legendas explicativas, e seguir uma sequência que tenha uma lógica — por exemplo, a ordem de entrada na casa, incluindo também a vista e a área externa.

• Selecione a foto mais atraente como capa do anúncio.

• Detalhe as características da propriedade e do seu entorno, destacando todos diferenciais da acomodação — se tem churrasqueira, se está perto da praia, se é ideal para manter o distanciamento social em família.

• Transparência é essencial. Vale, inclusive, apontar alguma desvantagem da hospedagem, para que a expectativa do viajante não seja diferente da realidade. Por exemplo, se ele estiver buscando silêncio e encontrar um local muito barulhento, provavelmente vai fazer uma avaliação ruim da estadia.
 
 
Lembre-se que negociando às claras, a chance da locação ser um sucesso aumenta consideravelmente, fazendo com que o locatário venha alugar o imóvel novamente, inclusive, chegando a indicá-lo para conhecidos. Além de anúncios online, é muito importante fidelizar alguns clientes, pois, isso poderá gerar uma maior segurança para o seu bolso e seu imóvel.
 
Por isso mesmo, contar com o suporte de profissionais especializados podem te ajudar muito para ter sucesso nas tramitações, evitando dores de cabeça.
 
 
 
 
 
 
 
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
Litoral SP Imóvel
O Portal de Imóvel do Litoral de São Paulo
https://www.litoralspimovel.com.br/