Tendências
04.mar.2014
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Uma solução para os prédios tortos de Santos

Um dos grandes problemas dos prédios da orla pode ter solução

Logo Copiar Blog Notícia

Há anos os prédios de Santos sofrem com um problema crônico e que faz com que muitos tenham grande desvalorização, a inclinação provocada pelo solo arenoso da orla. Um problema que teve os primeiros sinais ainda na década de 1960 e que encontrou soluções paliativas sem resolver o problema geral.

Esses "prédios tortos" que chamam a atenção de quem passa e são, de certa forma, um atrativo turísticos, podem estar com os dias contados e, mais, resolver a desvalorização que muitos desses condomínios apresentam justamente por isso.

No meio do ano passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações resolveu entrar em contato com síndicos de 65 desses prédios - que apresentam inclinação de 50 centímetros a 1,80 metro entre a base e o topo. Cada síndico recebeu uma cópia de um relatório técnico sobre a inclinação de seu prédio feito pela Secretaria.

Soluções existem, mas com custo alto. Este é o maior empecilho para o fim do problema, pois são prédios antigos, com a maioria dos moradores sendo aposentados. Todavia, a valorização imobiliária pode ser uma aliada. De acordo com agentes do mercado local, um prédio torto em Santos se valorizou até 75% em dois anos.

Leia também
Mercado imobiliário: construtoras mostram bom desempenho no começo do ano
Decoração - Cores fortes são tendências na decoração do outono
Valor do aluguel no Litoral Paulista fica mais caro no Carnaval

Talvez o Poder Público e a iniciativa privada, juntos, possam dar o caminho para concertar o problema, fazendo com que o morador/proprietário não seja totalmente onerado. Dessa forma, esses imóveis podem se valorizar ainda mais, fazendo com que todos ganhem.

Fonte:
Litoral SP Imóvel
O Portal de Imóvel do Litoral de São Paulo
www.litoralspimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel